ROTINAS

      ROTINA DE AULA:

- Primeiro período: você está recebendo o aluno com boas-vindas na sala? 

 

- Coloque a data no quadro e a rotina.  Lembre-se de que a rotina faz parte da nota global e os próprios pais estão observando quais professores estão colocando no quadro e nos cobrando.  Eu olharei os cadernos para dar retorno aos pais. Este assunto já foi bem conversado com todos.

Somos professores, circulamos em aula o tempo todo e sabemos qual aluno não tem o hábito de copiar e é exatamente este aluno que devemos cobrar que copie, dar aquela atenção especial.

 

- Você não precisa perder tempo fazendo a chamada, basta olhar o espelho e conferir por ali, desta forma já verifica se os alunos estão cumprindo com o espelho e, caso não esteja, faça com que sente no lugar certo. Confira no espelho e já sabe pelo mesmo quem faltou.  Observe que anotar a presença e ausência é responsabilidade legal sua.  Caso não tenha o hábito de fazer a chamada e anotar quem está ausente, imagine o fato de dar presença para o aluno que não está na sua aula e algo acontecer?

 

- Você acompanha se o aluno copia a matéria? Se faz as correções? Faz atividades de tema?  Cobra e corrige na aula seguinte?

 

- Anotar as datas de avaliações no calendário da sala e, TAMBÉM, no UNIMESTRE.

 

     TROCA DE PERÍODO, SAÍDA PARA O RECREIO, LABORATÓRIO E GINÁSIO OU SAÍDA NO ÚLTIMO PERÍODO:

- Apagar o quadro.

- Deixar os alunos sentados de acordo com o espelho.  Se retornou da rua, organize a turma para receber o próximo professor.

- Desligar o ar condicionado.

- Fechar a porta.

- Verificar a limpeza da sala.

- Seja organizado. Coloque o celular da sala para despertar 5 min antes de bater e organize-se para não ocupar minutos importantes da próxima aula e do seu colega, também não deixando a outra turma esperando.

 

      DOMÍNIO DE TURMA:

- Colegas, alunos, e, muitas vezes, nós do administrativo, nos deparamos com turmas bastante barulhentas.  Verificamos nas câmeras e vemos alunos circulando, brincando e o professor não toma atitude.  Recebemos reclamações de pais e alunos.  Estamos cobrando postura dos alunos, caso haja qualquer atitude de desacordo, peça ao líder para chamar Milene ou Goretti que buscaremos solucionar o problema, mas a aula permanecer em tumulto não pode.

 

      RETORNOS:

- Favor responder aos e-mails enviados ou solicitações feitas. Precisamos saber se a comunicação foi estabelecida. 

 

      UNIMESTRE:

- Como foi falado, estamos em fase de adaptações e buscando o melhor para todos. Conseguimos a liberação para que não mais precisem fazer a parte escrita do DIÁRIO DE CLASSE, REGISTRO DE AULA E DIÁRIO DE AVALIAÇÕES.  PORÉM:  RESSALTO QUE SÓ NÃO PRECISARÃO PORQUE O UNIMESTRE É UM SISTEMA QUE COMPORTA TAL ATITUDE.

 

 

CABE AO PROFESSOR FAZER O REGISTRO CORRETO E DIÁRIO DAS PRESENÇAS, DO QUE FORA DADO EM AULA E DAS NOTAS DAS AVALIAÇÕES, ASSUMINDO TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE SOBRE REGISTRO ERRADO.