Proposta de apoio Pedagógico

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Os alunos atendidos no apoio pedagógico são estudantes do Ensino Fundamental e Médio que enfrentam dificuldades para acompanhar o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, em horários extraclasse busca-se sanar estas dificuldades. Considera-se que esses alunos necessitam de atividades que de fato os estimulem à aprendizagem, já que acumulam insucessos.



O apoio pedagógico funciona em sessões semanais com no máximo dois alunos, com duração de 45 minutos e priorizando o atendimento individualizado sendo que, as aulas acontecem no contra turno escolar ao qual estão matriculados.As aulas são elaboradas a partir de atividades com metodologias diferenciadas, desenvolvidas especificamente para o domínio dos conteúdos de oralidade, leitura, escrita, bem como nas operações básicas, lógicas e matemáticas.


OBJETIVOS:

 

  • Otimizar a qualidade de ensino oferecido pelo CEPS;

     

  • Identificar as dificuldades dos alunos no processo ensino-aprendizagem;

     

  • Desenvolver atividades de atendimento individual e coletivo aos educandos;

     

  • Potencializar e enriquecer o desenvolvimento dos alunos;

 

  • Utilizar uma metodologia diferenciada, valorizando a auto-estima e buscando o desenvolvimento integral do aluno proporcionando assim a oportunidade de sanar suas dificuldades de aprendizado.

 

 

PROCEDIMENTO DO APOIO PEDAGÓGICO:

 

  1. A decisão de encaminhamento ao apoio é tomada pela equipe multidisciplinar da escola, após solicitação do professor regente ou especialista ao verificar baixo desempenho escolar originado de algum problema ou transtorno de aprendizagem, através de uma ficha onde consta a dificuldade acadêmica do aluno;

  2. Após a avaliação do encaminhamento realizado pelo professor o aluno passa a frequentar as aulas de apoio pedagógico especializado no contra turno das aulas;

     

  3. Os registros das atividades dos alunos do apoio pedagógico acontecem diariamente e após oito aulas, faz-se uma avalização com a equipe multidisciplinar para verificar se o aluno atingiu os objetivos ou se necessita de apoio externo;

     

  4. O aluno deve comparecer sempre no horário marcado. No caso de três atrasos, o aluno será notificado, e se houver mais de uma ocorrência, o aluno retornará ao apoio pedagógico mediante a justificativa por escrito dos pais;

     

  5. Após duas faltas consecutivas não justificadas, o aluno somente retornará ao apoio pedagógico mediante justificativa por escrito dos pais. Na falta de justificativa o aluno estará sujeito a perder a vaga e o horário do apoio pedagógico;

     

  6. Não é permitido que o aluno permaneça na escola antes ou depois do horário marcado. Neste caso, será encaminhado à secretaria, que entrará em contato com os responsáveis;

     

  7. O apoio pedagógico não tem custo adicional ao valor da mensalidade escolar.

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